Arara-azul-grande


A arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma ave da família Psittacidae, que ocorre nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado.
Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos), especialmente o licuri (Attalea phalerata).
Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.

Pode ser encontrada no Complexo do Pantanal onde projetos de preservação garantiram no ano de 2001 uma população de 3.000 exemplares. Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica. Sua distribuição geográfica é no Brasil. Sua distribuição geográfica no Brasil é nos estados de: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Pantanal - Clima

40% já foi perdido !


Um estudo mostra que já perdemos 40% da cobertura vegetal do Pantanal. É um índice preocupante. O que sustenta a beleza e a diversidade biológica extraordinárias do Pantanal é um equilíbrio frágil entre períodos de cheia e de seca. Esse equilíbrio está ameaçado pela expansão da pecuária e pela produção de carvão vegetal para siderúrgicas.
Embora a planície esteja bem preservada, com 85% de sua vegetação intacta, a região das terras altas já tem 58% das matas comprometidas. Nesses planaltos estão as cabeceiras dos rios responsáveis pelos ciclos de cheias que tornam o Pantanal a maior área alagada do mundo. Essas inundações são fundamentais para manter a biodiversidade da região – suas 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis e 656 de aves, além de 1.132 espécies de borboletas catalogadas.
A ampliação de pastagens é uma das principais causas do desmatamento no Pantanal. Nos últimos seis anos foram abertos 12.000 quilômetros quadrados de novos pastos na região, o equivalente a dez municípios do Rio de Janeiro. O processo deve se acelerar. “Só em Mato Grosso do Sul existem 22 milhões de cabeças de gado, que crescem a cada ano e são a base da economia local”. Além de aumentar, o rebanho está migrando para uma área menos adequada. Antes, a pecuária se concentrava nos campos naturais da região de planície, a área alagável do Pantanal. Agora, os rebanhos estão seguindo para as partes altas, onde a vegetação natural precisa ser derrubada para a formação de pastagens. O que empurra o gado é o crescimento do cultivo de cana-de-açúcar nas planícies pantaneiras nos períodos de seca.
A região, conhecida como a Morraria de Urucum, tem montanhas de até 1.000 metros de altitude e guarda a terceira maior jazida de minério de ferro e manganês do país. A riqueza mineral atraiu dezenas de mineradoras e siderúrgicas nos últimos dez anos.
Estudos também trazem esperança. Agora que se sabe onde está a devastação, e como ela se espalha, é possível criar mecanismos e políticas públicas para combatê- la. Segundo o levantamento do Coppe, um dos primeiros impactos da mineração é a redução na quantidade de água. Dois rios da região de Maria Coelho, em Corumbá, já teriam praticamente secado.

História de um pantaneiro

Quando eu era criança
Pras bandas do Pantanal
Gostava de brincar
Com um cavalinho de pau

Meu pai era peão
Gostava de viajar
Ficava muito tempo
Com o gado a caminhar

Montado em seu cavalo
E os peões sempre o seguindo
Não existia tristeza
Viviam sempre sorrindo

Sua grande comitiva
Não brincava em serviço
Pois o trabalho era duro
Requeria compromisso

Naquele sertão afora
Seu berrante ia tocando
A peonada ajudava
E o gado ia chamando

Se o tempo ameaçasse
A chover, logo dizia
Vamos levantar o gado
Lá pro alto, mais pra cima

O Pantanal é engraçado
Muito bom de se viver
Pois, na lida, com meu pai
Aprendi logo a crescer

Demoravam muito tempo
Por aquele mundo afora
Minha mãe ficava em casa
Pedindo à nossa Senhora

Se por ventura encontrasse
Uma onça no caminho
Eles tomavam cuidado
Com o danado felino

Uma coisa que a gente
Sabe ser é inteligente
E meu pai sempre ensinou
A cuidar o meio ambiente

Não se mata bicho algum
Onça, cobra ou lagarto
E se nós não preservarmos
Logo estará terminado

O Pantanal é uma riqueza
Bem maior aqui não há
Se quisermos viver bem
Vamos tratar de cuidar

Tem rios frescos e grandes
Até parece o mar
Coisa linda de se ver
É mesmo de se encantar

E as flores e as matas
Nem se compara à cidade
As chalanas que se vão
Deixando muita saudade

Se você não conhece
Pois, já está convidado
Venha logo, ao Pantanal
E verás que é sagrado

Santuário de Beleza
Inda não vi outro lugar
Ar puro, e gente boa
Que gosta de prosear

Pantanal matogrossense
Campos Grandes, alagados
Muito gado, muita gente
Meu espaço abençoado

Não podemos aceitar
O que está acontecendo
Implantação de usinas
Em nome do crescimento

A poluição aumenta
Mata os peixes e o rios
Os animais que inda resta
Neste Cantinho do Brasil

É hora de acordar
Meu querido brasileiro
Temos todos um pouquinho
De cidadãos pantaneiros.


de Valdecir dos Santos
Poeta e Professor de Língua Portuguesa e Literatura em Naviraí - PB

Coisas para fazer no Pantanal



Não é de hoje que sabemos o quanto esse planeta é belo, cheio de paisagens, de diversidade e o principal: NATUREZA, que esta por toda parte.

O Brasil que é um dos países mais verdes do mundo também acolhe o PANTANAL.Lá podemos explorar de diversas formas fazendo um ecoturismo, dentre elas estão:

- Trilhas ecológicas conhecendo melhor as matas e animais:


- Passeios de barcos.

- Conhecer a Reserva natural:


- Pescas:


E para quem curte aventuras é um local ideal para fazer bang jump, rapel, Rafting.

Principalmente para quem quer se refugiar é um ótimo lugar. Pesquisei sobre hotéis e o mais legal que encontrei e por sinal um dos melhores da região foi o Pousado mutum as diárias ficam em torno de 300 a 500 reais dependendo do quarto, alem de oferecer bastante atrativos e uma comida típica da região. CONHEÇA O BRASIL VÁ PARA O PANTANAL. aí esta o site: http://www.pousadamutum.com.br

Sou Pantanal - Água que cobre o planeta .

Na imensidão dos campos do pantanal
Meus dias são - longas conversas com Deus
Sou parte desse milagre - e é tão natural
a mãe natureza protege um filho seu

Do universo - verde universo que tenho
Sou pantanal - sou água que cobre o planeta

O sol - é meu candeeiro
A lua é meu amor
A paz - é meu travesseiro
A noite - é meu cobertor